Energia Nuclear no Mundo

As usinas nucleares fornecem cerca de 16% da eletricidade do mundo (dados de agosto de 2008). Alguns países dependem mais da energia nuclear para obter eletricidade que outros.

França -> cerca de 75% da eletricidade é gerada a partir da energia nuclear, de acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica.
Estados Unidos -> a energia nuclear fornece 23% da eletricidade total, mas alguns Estados obtêm mais energia de usinas nucleares que outros.
Brasil -> menos de 3% da energia gerada tem origem das usinas nucleares de Angra dos Reis. Há mais de 400 usinas de energia nuclear ao redor do mundo, sendo mais de 100 nos EUA.(Fonte: WNA, em inglês)

Usina nuclear de Angra dos Reis

Países europeus são os que mais utilizam energia nuclear

Levando-se em consideração a produção total de energia elétrica no mundo, a participação da energia nuclear saltou de 0,1% para 17% em 30 anos, fazendo-a aproximar-se da porcentagem produzida pelas hidrelétricas. De acordo com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) no final de 1998 havia 434 usinas nucleares em 32 países e 36 unidades sendo construídas em 15 países.

Em termos relativos, a região que mais utiliza a nucleoeletricidade é a Europa Ocidental. Trinta por cento da energia elétrica é gerada por centrais nucleares, sendo esta a principal fonte de energia.
-A América do Norte fica com 17%
-Extremo Oriente e Europa Oriental com 15%
-Japão, França e EUA são três países que respondem por 60% do total mundial de capacidade instalada em usinas nucleares e em geração de nucleoeletricidade
-França se destaca, com 80% de sua energia gerada por 56 reatores nucleares, e o Japão, com 30%



Fonte:http://www.comciencia.br/reportagens/nuclear/nuclear02.htm
Fonte:http://ciencia.hsw.uol.com.br/energia-nuclear.htm

LIXO NUCLEAR

LIXO ATÔMICO
O lixo nuclear é todo o resíduo formado por compostos radioativos que perderam a utilidade de uso. Nas usinas, o resto do urânio usado nas fissões é considerado lixo, os laboratórios de exames também geram esse tipo de lixo, que muitas vezes levam de 50 a 100 anos para perder a sua radiação.
Várias medidas de seguraça devem ser tomadas com o transporte ,tratamento e isolamento desses rejetos radioativos, a fim de evitar qualquer acidente. O lixo nuclear pode ser considerado um dos maisores problemas consequentes da energia nuclear, porém com a crescente tecnologia, já foram desenvolvidas técnicasseguras como embalar o lixo em caixas de concreto que não permitem vazamento e enterra-lo.

CIDADES SUECAS BRIGAM PARA TER LIXEIRA NUCLEAR
Zero Hora - dia 13 de abril de 2010 - Mundo

Em meio a discussões sobre o perigo das usinas nucleares, a Suécia surpreende.Segundo reportagem do The New York Times, o país quer a lixeira nuclear, e o maior exemplo é a cidade de Osthammar, onde 80% da população deseja receber esse tipo de lixo.
A Suécia prometera deixar a energia nuclear nos anos 80,mas agora planeja novos reatores,além dos 10 em operação. A legislação ,porém,exige que antes de novas plantas serem construídas , a Empresa Sueca de Combustível Nuclear e Lixo (a SKB),crie um espaço para armazenamento de lixo atômico.
Das 20 cidades próximas às usinas projetadas, 18 se interessaram pela proposta da SKB,algo bastante incomum.A empresa teve de cortar a lista para duas, Osthammar e Oskarshamn,que já abrigam usinas nucleares.
Claes Thegerstrom,físico nuclear e diretor executivo da SKB,atribuiu a nova atitude dos suecos aos temores relacionados ao aquecimento global. "As usinas nucleares,como não queimam combustíveis fosseis,não produzem dióxido de carbono".Outro motivo seria a possibilidade de ampliar os empregos nas cidades. Apesar do baixo índice de desemprego,há um costume sueco de jovens deixarem as pequenas cidades e seguirem para os grandes centros.

Energia Nuclear - Energia Limpa

A energia nuclear é aquela liberada através do núcleo dos átomos. Os componentes que formam o átomo (elétrons,nêutrons e prótons) só se mantem unidos devido a energia nuclear. Quando uma energia externa é aplicada,e os componentes se separam,ou seja, o núcleo do átomo é desintegrado grande quantidade de energia é liberada, calor e radiação.O calor gerado pelas reações nucleares move um alternador que produz a energia elétrica.

A energia nuclear é considerada uma energia limpa, pois não polui o meio ambiente.

Fonte:http://pt.shvoong.com/exact-sciences/physics/1806196-energia-nuclear-como-funciona/

Primeiro encontro - Importância da radioatividade

Hoje o grupo teve sua primeira reunião para discutir a influência da radioatividade na saúde do ser humano. Procuramos a importância da radioatividade na vida, e entre muitas utilidades, selecionamos as mais conhecidas:
- MEDICINA: além das tradicionais radiografias, na radioterapia ela ataca e destrói as células cancerígenas. Nas máquinas de esterilização de equipamentos médicos, ela mata os microrganismos sem deixar resíduos. Na produção de membranas de hidrogel (usadas no tratamento de queimaduras) ela é fundamental para garantir a liga do material.
- AGRICULTURA: Frutas e legumes podem ser expostos à radiação sem prejuízo para a saúde do consumidor - para que durem mais tempo. Pode ser usado também para forçar mutações genéticas em sementes, produzindo, assim, plantas com características melhoradas.
- INDÚSTRIA: Nas fábricas, por exemplo, a radiação é usada para medir a espessura e a densidade de materiais. Também pode alterar a cor de pedras preciosas o que aumenta seu valor comercial.

Fonte: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1805813-radioatividade-cotidiano/